URGENTE

VIOLENCIA EM PAU BRASIL - BAHIA

As 11:00 horas da manha de hoje (06/05/97), fazendeiros invasores da terra indigena Pataxo Ha-Ha-Hae, a qual pertencia o indio Galdino, fecharam todas as entradas da cidade de Pau Brasil, furaram pneus de veiculos da Funai que se encontravam na cidade, impedindo qualquer acesso a area indigena e ameacando espancar e retirar a for<a os indios que estao nas fazendas ocupadas. Trata-se de represalia a decisao do Juiz Tourinho Neto (TRF 1a. Regiao) que em 30/04/97 concedeu liminar garantindo a permanencia dos Pataxo em 780 hectares correspondente a cinco fazendas.

Conforme relato de missionarios do Cimi que se encontram no local, a pra<a central de Pau Brasil esta' caracterizada como uma verdadeira pra<a de guerra. Os fazendeiros, coordenados por Marcos Vinicius pretenso proprietario de uma das fazendas (Fazenda Paraiso), estao incitando atraves de servico de alto-falantes da cidade, toda a populacao a se rebelar contra o povo Pataxo e contra a decisao judicial.

O numero de agentes da Policia Federal no local e' muito pequeno, apenas seis policiais permaneciam la no dia de ontem. Os indios estao solicitando ao Ministerio da Justica refor<o policial para garantir a seguranca do povo Pataxo e o cumprimento da ordem judicial.

As entidades de apoio ao povo Pataxo estao impossibilitadas de ter acesso a area em funcao da estrada estar interditada pelos fazendeiros. Ha informacoes de que confrontos entre indios e invasores ocorridos na manha de hoje, deixaram pessoas feridas. Nos ultimos dez anos 24 indios foram assassinados nesta area por conflito de terra.

Brasilia-DF, 06 de maio de 1997.
Conselho Indigenista Missionario - Cimi